outubro 31, 2011

Dia 10 - Santiago de Cuba

31/10/11

Dia das bruxas.
A gente já não tinha mais forças para andar por ai sem rumo, num sol forte e estar sempre atenta a eventuais jineteiros. Então, acordamos tarde e fomos ver o que faltava ver no centro da cidade.

Começamos por uma escadaria na Calle Padre Pico e depois subimos até o Balcão de Velasques, um mirante que dá vista para a parte baixa da cidade.

Nesse balcão, fomos vítimas de mais um teatrinho de cubanos, desta vez envolvendo pessoas se passando por militares. Eles contaram uma história mirabolante dizendo que o pessoal que cuidava do Balcão estava em reunião e não podíamos entrar, mas poderíamos fazer um pequeno tour com eles que passava pela "Casa do Fidel" e pelo "lugar onde o Buena Vista havia sido filmado."

Escaleras de Pico e Balcão Velasques, cenário de um teatro de malandros cubanos
Como dissemos que já conhecíamos ambas as localidades e não estávamos interessadas em guias, eles se frustraram e falaram que a gente podia entrar no Balcão por 1 CUC cada. Pra não alongar a conversa demais, a gente topou.

Depois disso, caminhamos pela Calle Enramada, onde frequentamos lojas de locais e vivenciamos a diferença gritante entre os preços para turista e para nativos.

Calle Enramada
Tiendas e livros
Fomos em dois museus com a politica de 5CUCs por fotos que nos recusamos a pagar, e almoçamos em um lugar que tinha o melhor pudim de leite de cuba - que a moça falou que o segredo era colocar um pouco de vinho branco.

Voltamos pro hotel e mais um tempo de piscina, uma massagem e um cochilo até o jantar, de novo, no Salão tropical.

Curtimos: Comprar livros cubanos bem baratos.
Não curtimos: Empate entre um porquinho amarrado que deu dó e descobrir que a agua custa 40 centavos e pagar 1,2 CUCs por ela no hotel.