outubro 30, 2011

Dia 9 - Santiago de Cuba

30/10/11

Jesus, nosso motorista
em Santiago
Considerando que já tínhamos conhecido o centro da cidade, resolvermos aceitar a proposta de nosso motorista, Jesus, e ter um city tour com as atrações turísticas que eram um pouco distantes da cidade.

Combinamos com ele às 9h da manhã no lobby do hotel, mas nossos relógios nos enganaram e acabamos chegando lá às 10h, bem alegres, achando que éramos as donas da razão, enquanto o pobre taxista já estava nos esperando há uma hora.

Depois de pedirmos desculpas pelo engano ele nos levou para conhecer a Catedral do Cobre e a virgem da Caridade, que parece que apareceu para uns pescadores um dia e agora é santa padroeira de Cuba - pelo menos de Santiago.

Catedral de Cobre

A Virgem da Caridade e uma janela bonita

Da igreja fomos ao cemitério da cidade onde vimos uma inexplicável troca de guarda que acontecia de meia em meia hora no túmulo do José Marti - haja saco para ficar trocando guarda de um túmulo de meia em meia hora. Além dessa cena surreal, também vimos o túmulo do Bacardi - famoso pelo Rum -, e do Compay Segundo - famoso pelo Buena Vista Social Club. Os demais defuntos não nos interessaram.

Lápides. Porque os mortos também podem render uns CUCs adicionais para os vivos
Fomos conhecer o Castillo del Morro, um forte bem legal, que virou prisão na época da independência de Cuba. Infelizmente, em Santiago estavam com uma política de cobrar 5 CUCs para qualquer coisa que você queria tirar foto, então a gente se revoltou e não tirou foto nenhuma de mais nada que cobrava.

Castillo del Morro: forte / prisão
Fotos custavam mais que a entrada, então só tem essa visão de longe e essa que eu roubei via celular
Pegamos um barquinho até Cayo Granma, uma ilhota com um restaurante em que almoçamos com o nosso taxista e conversamos durante bastante tempo com todos os funcionários sobre novelas. Passamos também pelo antigo palácio do governo que agora é uma escola, onde eles mantém os tiros dados pelo Fidel na primeira tentativa de tomar o governo.
Tiros dados pelo Fidel, Raúl & Cia.
Pelo que eu entendi, não foi dessa vez que eles tomaram o governo, mas serviu de treino.
Mais passeios pelo centro e depois fomos aproveitar a piscina do nosso hotel, que era bem boa e ficamos relaxando e terminando de ler os livros que tínhamos até a hora de buscarmos um lugar para jantar.

Fomos até o Salão Tropical, um paladar bem despretensioso, que cobrava em moeda nacional e foi o lugar mais barato que comemos em que a comida era boa. Ele era bem perto do nosso hotel então dava para ir andando e, afinal, acabamos voltando lá na noite seguinte.
A lua do Salão Tropical e uma estátua / fonte bizarra

Curtimos: O city tour cheio de historia, terminando na escola cravejada de balas.