outubro 22, 2011

Dia 1 - Havana

22/11/11

Vamos lembrando aos poucos dos acontecimentos do dia. As fotos vão ajudar.

Chegamos no começo da tarde, já cansadas por não termos dormido nada. Primeira vez na vida que resolvo sair de férias sem um tempinho mínimo para me preparar. Ok, melhor aproveitar enquanto ainda tenho condições físicas de fazer isso.

Já no transfer fomos informados que todo mundo quer gorjeta o tempo todo. A partir dai, foi só ladeira abaixo.

Chegamos no nosso inconstante hotel Tryp Havana Libre (fotos do site bem maquiadas, o lugar é mais caído), no nobre bairro de Vedado e já fomos recebidas pela agente de viagem Vilian que, com seu excelente português, nos deu um crash course de cultura cubana:
  1. Cubanos adoram presentes de brasileiros, que aparentemente são bastante mão aberta, principalmente sabonetes, chocolates e canetas.
  2. Cubanos assistem novelas brasileiras. No periodo de nossa estada no país a novela que estava no ar era Passione.
  3. Não precisamos andar com os passaportes por ai porque a cidade é muito segura e ninguém pede identificação para turista. Mas vale a pena alugar o cofre do quarto, só por garantia.
  4. Melhor pegar os taxis com as placas azuis que são do governo e que têm menos chance de tentar enganar turistas distraídos e que se acham espertões, que nem a gente.
Além das dicas, muito úteis por sinal, ela também nos ofereceu um guia para nos mostrar a cidade e um show no Café Taberna, com convidados do Buena Vista Social Club, que aceitamos de cara, para já começar bem a noite. Ficamos com o telefone dela para decidir sobre o guia.

Vista do nosso quarto no 18.o andar.
Dava para ver a Sorveteria Coppelia (o prédio redondo que
parece uma nave espacial)
Depois de nos despedirmos e nos instalarmos no quarto, resolvermos dar uma volta pelo bairro. Nosso hotel ficava do lado da flagship da sorveteria Coppelia e fomos lá conhecer.

Logo na entrada já formos abordados por cubanos muito simpáticos, que nos perguntaram de onde éramos e quanto tempo estaríamos em Cuba, e que se ofereceram para nos mostrar o local onde foi filmado o Buena Vista Social Club.

Como ainda éramos inocentes, e não sabíamos que esse era o golpe mais manjado para levar turistas para locais desconhecidos e arrancar dinheiro deles, acabamos seguindo os cubaninhos por um período, até cairmos na real e nos livramos deles.

Depois, caminhamos mais um pouco e outro cubaninho - aka jineteiro - nos abordou, perguntando as horas e com a mesma simpatia cubana que faz você ficar se sentindo a pessoa mais grossa do mundo se falar que não está interessada em conversa. Esse cubaninho nos levou até o Hotel Nacional e não largava da gente por nada deste mundo. Até que resolvermos ser grossas mesmo e ele nos deixou.

Dentro do Café Taberna
Voltamos para o hotel tensas e meio com medo de tudo, e ficamos bem quietinhas até a hora do nosso show do Buena Vista.

No Café Taberna, em Havana Vieja, vimos nosso primeiro show de música cubana, ouvi meu primeiro Parabéns para Você (haviamos falado para a Vilian que era meu aniversário), e jantamos mais ou menos. Foi divertido.

Mas como estávamos cansadas e um pouco assustadas com a cidade, fomos embora cedo para descansar e nos preparar para os próximos dias.

Curtimos: o que, até agora, acreditamos ser um Parabens para você cantado pelo Buena Vista Social Club, ou algo que o valha.

Não curtimos: A falsa simpatia do Habaneiros e o grude deles para mostrar o caminho em troca de dinheiro.